8 de nov. de 2023

Textos

DIÁLOGO ENTRE A PEDAGOGIASOCIALISTA E A “PEDAGOGIA ANTIPOFFIANA” NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO

 RESUMO EM BOLETIM

Este artigo não é nem pretende ser um estudo conclusivo, e sim um estudo de pesquisa, de investigação documental e bibliográfico, objetivando trazer alguns esclarecimentos acerca de categorias conceituais presentes na pedagogia socialista e nas obras da Pedagoga e Psicóloga Russa, Helena Antipoff, durante as décadas de 1930-1970 em Minas Gerais. Neste processo de apreensão da realidade buscar-se-á analisar as fontes primárias, no  acervo de Helena Antipoff, localizado no Memorial da Fundação Helena Antipoff em Minas Gerais – Ibirité; e ainda no Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), localizado na Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG) em BH - Minas Gerais, entre outras. A escolha do tema se dá em razão da necessidade de superar o dualismo e reintegrar os eixos formativos; além de implicar em considerar uma abordagem mitológica e epistemológica que esteja ancorada na realidade. Preliminarmente, ainda tem o desafio de captar a continuidade na descontinuidade, ou mesmo a descontinuidade na continuidade. Portanto, ao levantar que Antipoff tinha a clareza que todo acúmulo histórico dos avanços do trabalho, nas formas imediatas, e nas mais complexas e abstratas, constitui o cerne de todo o processo formativo e educacional da humanidade, levando-se a crer que a educadora fazia crítica rigorosa à educação que despreza a formação integral dos sujeitos. Leia mais