No dia 18 de abril, como parte de uma aula em Itinerários formativos “Introdução ao mundo do trabalho”, foram levantadas a questão do Trabalho e Educação, para alunos de uma Escola Estadual de Belo Horizonte.
A proposta permeou o debate em uma perspectiva ontológica sobre “Trabalho e Educação”, cuja abordagem buscou demonstrar as características fundamentais e essenciais do ser humano, especialmente em relação à capacidade do trabalho e educação.
Para a equipe do blog Pedagogia Antipoffiana, um dos conceitos mais caros para educação é o trabalho, pois há uma similaridade/integração entre trabalho e educação. O trabalho é uma categoria fundante da humanidade , no seu sentido ontológico; Homem se torna homem através do trabalho. Homem se educa no trabalho. Contudo o trabalho é um princípio educativo.
A princípio do que está presente na LDB 9394/96 e nas diretrizes curriculares do ensino médio. Por conseguinte, impossível pensar educação deslocada do trabalho, apesar no que tange o esforço desmesurado das últimas reformas do Ensino Médio de separar a educação do trabalho. Inserindo conceito como mercado de trabalho, empregabilidade, habilidade e competência; em uma subsunção do trabalho ao capital. Estas reformas coincidem com as reformas da previdência e da reforma trabalhista pautada na lógica do capital